top of page
  • Writer's pictureTeam Consilcar

Do TT às Novas Energias: um ano de sucessos


Agora que 2023 entrou na reta da meta, recorde os principais momentos da época do Team Consilcar. Um ano de superação e de conquistas, onde a equipa percorreu mais de 3.000 quilómetros em algumas das mais famosas provas da Península Ibérica.

O Team Consilcar continua a personificar a forte ligação da Consilcar à competição automóvel. Este ano, a equipa optou por participar em algumas das mais importantes provas de todo-o-terreno na Península Ibérica, na sua maioria pontuáveis para a Taça da Europa e Taça do Mundo da FIA. Tudo começou na Baja TT Montes Alentejanos, onde o jovem Duarte Silva se pôde estrear na categoria T3 do Campeonato de Portugal de TT, com um Can-Am navegado por Nuno Silva.

Seguiu-se a primeira incursão do ano por Espanha, na Baja TT Dehesa Extremadura, desta feita já com a presença de Edgar Condenso e António Serrão, na espetacular Ford Ranger T1, que se juntaram a Duarte Silva e Nuno Silva. Em julho, as duas duplas do Team Consilcar competiram entre as estrelas da Taça do Mundo de Bajas, na prestigiada Baja Espanha-Aragón.


Duplo pódio em Reguengos de Monsaraz


O regresso a Portugal aconteceu na tradicional Baja TT Sharish Gin, em Reguengos de Monsaraz, onde o Team Consilcar conseguiu um duplo pódio: 3.º lugar na prova FIA T1 para Edgar Condenso e António Serrão (Ford Ranger) e 3.º lugar na prova Nacional T3 para David Carreira (Can-Am), que se estreava na prova alentejana.

Em outubro, o Team Consilcar rumou à mais famosa e popular prova de todo-o-terreno em Portugal: a Baja Portalegre 500. Edgar Condenso e António Serrão brilharam no Prólogo de Portalegre, ao conseguirem o melhor tempo dos T1, e Duarte Silva e Nuno Silva também mostraram a sua resiliência, num dos desafios mais duros da época.

Em novembro, a época do Team Consilcar culminou com o regresso à grande maratona das 24 Horas TT de Fronteira, onde o Can-Am da equipa foi pilotado por Edgar Condenso, Nuno Silva, Duarte Silva e David Carreira. Mais uma vez, o espírito de equipa permitiu ao Team Consilcar terminar a duríssima prova do ACP, percorrendo mais de 1.098 quilómetros (67 voltas) no Terródromo de Fronteira.

Aliás, no total das seis provas que disputou, o Team Consilcar percorreu mais de 3.178 quilómetros em competição. O equivalente a uma viagem entre Lisboa e Copenhaga, a capital da Dinamarca… mas em alguns dos mais duros e exigentes trilhos de todo-o-terreno!


Vitória eletrizante no Eco Rally da Madeira


Pelo segundo ano consecutivo, a aposta da Consilcar também se estendeu ao Campeonato de Portugal de Novas Energias, onde a empresa apoiou o projeto da PEP Prolama. O Polestar 2 pilotado por Carlos Silva esteve em evidência nas sete provas do calendário, destacando-se com a brilhante vitória no Eco Rally da Madeira, o primeiro triunfo da equipa nesta competição oficial para automóveis 100% elétricos. Após ter subido ao pódio por duas vezes em 2022, em Reguengos de Monsaraz e em Lisboa, a vitória na Madeira em 2023 culminou a aposta da Consilcar no campeonato de Novas Energias.

O jovem Duarte Silva também teve uma estreia promissora com o Polestar 2, navegado por António Serrão, subindo ao pódio da categoria no Camélias Classic Rally.

E se dúvidas houvesse sobre a resistência e fiabilidade dos automóveis elétricos, basta referir que o Polestar 2 da PEP Prolama-Consilcar percorreu mais de 1.850 quilómetros em prova (fora as ligações e restantes deslocações da equipa) sem um único problema técnico!

Estamos prontos para 2024. 🏁

123 views0 comments

Comments


bottom of page