top of page
Foto do escritorTeam Consilcar

Edgar Condenso e Nuno Silva defendem liderança do Campeonato de Portugal de TT na Baja Portalegre 500


Edgar Condenso e Nuno Silva defendem liderança do Campeonato de Portugal de TT  na Baja Portalegre 500

O Team Consilcar chega à prova mais especial do ano num excelente momento de forma. Edgar Condenso e Nuno Silva (Ford Ranger) são os líderes do Campeonato de Portugal de TT na categoria T1 e querem dar mais um passo rumo ao título na 38.ª Baja Portalegre 500.


David Carreira e António Serrão regressam à clássica alentejana com o Can-Am Maverick que levaram ao pódio da categoria T3 na prova anterior, em Reguengos de Monsaraz.


Januário Barrocas também representa o Team Consilcar na prova das motos, aos comandos da Honda CRF 450RX.


Edgar Condenso e Nuno Silva têm sido os grandes protagonistas do Campeonato de Portugal de TT na categoria T1, onde estão no primeiro lugar com 82 pontos, mais 18 do que os segundos classificados quando faltam disputar duas provas. A próxima, já a partir desta quinta-feira, é a emblemática Baja Portalegre 500, considerada a prova-rainha do calendário nacional, com largos milhares de aficionados e um percurso com mais de 600 quilómetros no Alto Alentejo e Ribatejo.

Para Edgar Condenso, a Baja Portalegre 500 tem um significado especial, pois em 1990 estreou-se na clássica alentejana como navegador do seu pai, Carlos Condenso, num UMM. Nove anos depois, Edgar Condenso ganhou a Baja Portalegre 500, ao lado de João Vassalo, antes de assumir definitivamente o volante e criar o Team Consilcar, em conjunto com Nuno Silva.

“Portalegre traz-me memórias muito especiais em diferentes fases da minha vida e da minha carreira. Das primeiras experiências com o meu pai, que foi um dos pioneiros do TT em Portugal, à vitória como navegador do João Vassalo, à vitória na nossa categoria com o Nuno (Silva) e tantos, tantos momentos inesquecíveis… É uma prova duríssima, imprevisível, mas com uma atmosfera única, criada por um público que puxa por nós ao longo de todo o percurso! Este ano, claro, vamos para Portalegre para reforçar a nossa liderança do campeonato, numa época que está a ser muito positiva e onde temos uma vantagem pontual importante, embora nada esteja decidido”, apontou o ex-campeão nacional e ibérico de T2.

Nuno Silva, que também já sabe o que é ganhar a Baja Portalegre na categoria, confirma o caráter especial desta prova. “Apesar de estarmos concentrados na nossa tarefa dentro do carro, é uma emoção muito especial ver tanta gente ao longo do percurso, sempre a vibrar com a corrida. Mas Portalegre também é uma ‘caixinha de surpresas’, a cada instante, uma prova que pode mudar radicalmente de um quilómetro para o outro. Queremos imprimir um ritmo forte, mas, acima de tudo, com inteligência, pois a pressão neste momento está do lado dos nossos adversários”, analisou o co-fundador do Team Consilcar.

 

David Carreira e António Serrão na ‘montanha-russa’


Em 2022, depois de vários anos a seguir a Baja Portalegre 500 como espectador, David Carreira pôde, finalmente, passar para o lado de ‘dentro’ e viver as emoções da prova como piloto. ‘Sobreviveu’ ao desafio e agora quer fazer ainda melhor com o Can-Am inscrito no Evento Nacional, motivado pelo pódio na recente Baja TT Sharish Gin. “Recordo-me que foi uma das provas mais duras que fiz na vida. Partimos várias correias, passámos por imensas dificuldades, até um mini-furacão que encurtou uma etapa… mas chegámos ao fim! Este ano, quero tentar subir mais um degrau em termos de competitividade, mas preparado para a dureza que vamos encontrar”, disse David Carreira.

António Serrão é mais um exemplo de um aficionado de longa data da grande clássica do TT. As romarias ‘anuais’ ao Alentejo transformaram-se, em 2016, numa aventura vivida ao lado do pai. “Foi em Portalegre que fiz a minha primeira prova de sempre, para celebrar os 25 anos de carreira do meu pai, mas criei um fascínio especial por esta corrida desde miúdo. Nunca a disputei com o Can-Am, o que significa que vamos estar mais expostos aos elementos, mas o nosso objetivo é andar rápido e superar da melhor forma as dificuldades do percurso, que, atendendo às chuvas recentes, vai ter muitas armadilhas para um carro como o nosso, sobretudo nas ribeiras”, referiu António Serrão.

Na prova das motos, Januário Barrocas também volta a representar as cores do Team Consilcar, aos comandos da Honda CRF 450 RX da classe TT2.

Pontuável para o CPTT e para a Taça do Mundo FIA de Bajas, a 38.ª edição da Baja Portalegre 500 começa oficialmente esta quinta-feira, com a partida no Jardim do Tarro, no centro de Portalegre. Na sexta-feira e sábado disputam-se os setores seletivos, que perfazem 407,62 quilómetros cronometrados, num total de 638,01 quilómetros de percurso.






Parceiros:




5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page