top of page

Edgar Condenso e Nuno Silva forçados a abandonar quando lideravam na ESC Online - Baja Montes Alentejanos

Foto do escritor: Team ConsilcarTeam Consilcar

Edgar Condenso e Nuno Silva forçados a abandonar quando lideravam na ESC Online - Baja Montes Alentejanos
  • Campeões em título da categoria T1, Edgar Condenso e Nuno Silva estiveram na luta pela vitória no arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, em Beja.

  • A dupla do Team Consilcar liderava a categoria no Alentejo, quando um toque já na fase final da prova danificou a Ford Ranger e obrigou a equipa a abandonar.

  • David Carreira e António Serrão levaram o Can-Am do Team Consilcar ao top 10 da categoria T3.



O título conquistado em 2024 faz de Edgar Condenso e Nuno Silva naturais protagonistas da categoria T1 do CPTT. E a dupla do Team Consilcar confirmou esse estatuto no arranque da época de 2025, ao liderar a categoria durante grande parte da ESC Online - Baja Montes Alentejanos, ao volante da Ford Ranger.

Edgar Condenso e Nuno Silva começaram por ser os segundos mais rápidos dos T1 no Prólogo de 9,9 quilómetros, disputado na sexta-feira, e depois impuseram um andamento superior nos 167,4 quilómetros do Setor Seletivo de sábado, onde passaram para a frente da prova, com 2m28s de vantagem sobre os segundos classificados.


Este domingo, os campeões nacionais em título mantiveram um bom ritmo e lideraram grande parte do derradeiro Setor Seletivo. Contudo, a cerca de 30 km do final da prova, um toque no coto de uma árvore levou a Ford Ranger a sair de estrada e a embater com violência em algumas árvores, danificando a suspensão e a carroçaria, obrigando Edgar Condenso e Nuno Silva a um abandono inglório.


“Foi pena, porque tínhamos uma vantagem interessante depois do Setor de sábado, mas hoje o carro começou a apresentar problemas de travões, sobretudo nas zonas rápidas, onde ficávamos mesmo sem travões. Numa dessas zonas rápidas, embatemos no toco de uma árvore e seguimos em frente, derrubando várias árvores pelo caminho. Fisicamente estamos bem, apesar dos danos no carro. São coisas próprias das corridas, mas já não tínhamos um acidente destes há muitos anos”, referiu o campeão nacional T1 e T2.


Nuno Silva também afirmou que “foi um início de campeonato agridoce. Por um lado, estávamos a andar muito bem e mostrámos ter condições para voltar a ganhar este ano, numa categoria que continua forte, em quantidade e qualidade. Por outro lado, saímos de Beja apenas com o ponto da vitória no Setor Seletivo de sábado, o que nos obriga a tentar recuperar já na próxima prova, em Castelo Branco. No ano passado também saímos daqui com quatro pontos e no final da época fomos campeões, por isso…”.



David Carreira e António Serrão com arranque positivo


David Carreira estreou-se nos trilhos da Baja Montes Alentejanos, tendo o experiente António Serrão a seu lado, no Can-Am da categoria T3. No sábado, a dupla do Team Consilcar mostrou um andamento promissor e chegou a rodar no 6.º lugar da categoria, até um toque os relegar para o 13.º posto no final do Setor Seletivo 1.


Este domingo, tentaram aumentar o ritmo, embora um problema mecânico no CanAm tenha provocado uma saída de estrada, já nos quilómetros finais. António Serrão improvisou uma reparação que recolocou o Can-Am em pista, permitindo à equipa terminar a prova num positivo 10.º lugar dos T3. “Foi uma baja com vários contratempos, mas da qual retirei duas ilações: dei um passo claro em termos de rapidez, chegando a andar na frente de pilotos consagrados no sábado; e tenho ao meu lado o melhor navegador / MacGyver do mundo, pois sem o António não sei se teria terminado a prova”, afirmou David Carreira.


Por seu lado, António Serrão contou que “algo se partiu no carro após um topo já nos últimos quilómetros e saímos em frente contra uma vedação de arame. Conseguimos resolver os danos, também graças aos pilotos Miguel Teodoro e Gonçalo Rosado, que nos emprestaram a maquita que nos permitiu acabar a prova. A eles o nosso obrigado”, agradeceu o experiente navegador de Santarém. 


A segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno é a Baja TT Escuderia Castelo Branco, de 21 a 23 de março.

Comments


bottom of page