top of page
  • Writer's pictureTeam Consilcar

Team Consilcar com arranque promissor no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

» Edgar Condenso e Nuno Silva (Ford Ranger) superaram as dificuldades da ESC Online Baja TT Montes Alentejanos e acumularam pontos importantes no arranque da época, conseguindo o 9.º lugar da categoria, em Beja.


» Duarte Silva e António Serrão (Can-Am T3) também mostraram um excelente ritmo na categoria T3, garantindo mais um top 10 para o Team Consilcar.



A primeira prova da temporada revelou-se um desafio duro para as equipas da Baja TT Montes Alentejanos, a primeira de sete rondas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O Team Consilcar não foi exceção e Edgar Condenso e Nuno Silva tiveram de usar toda a sua experiência e determinação para conseguirem subir até ao 9.º lugar final da categoria T1, apesar de alguns problemas na Ford Ranger.



“No Prólogo percebemos que as escovas e o mecanismo do limpa para-brisas não estavam a funcionar bem e isso levou-nos a ter uma posição de partida demasiado recuada no Setor Seletivo de sábado”, referiu Edgar Condenso. “Furámos logo nos primeiros quilómetros do setor de sábado, os macacos hidráulicos não funcionaram e depois tivemos de recuperar o tempo perdido na segunda metade da especial. Hoje, voltámos a ter problemas com o limpa para-brisas, o que nos obrigou mesmo a parar numa zona de neutralização, para tentar resolver a situação. Contudo, a visibilidade nunca foi a ideal e fizemos tudo o que podíamos para subir posições e garantir pontos neste arranque de campeonato. A época é longa e tenho a certeza de que vamos voltar aos nossos lugares habituais”, afirmou o piloto de Lisboa.



Nuno Silva, que esta época reedita, com Edgar Condenso, a dupla que se sagrou campeã nacional e ibérica de T2, entre outros sucessos, também admite que “a nossa expectativa era terminar mais à frente, mas fomos tendo pequenos problemas no carro que nos impediram de impor o nosso andamento normal. Quando pudemos rodar em condições mais ou menos normais, mostrámos que podemos lutar pelas primeiras posições dos T1, que é o nosso objetivo esta época. Vamos ter agora um mês até à próxima prova para afinar estes detalhes”, apontou Nuno Silva.


 

Duarte Silva promete


Apesar de ser um dos mais jovens pilotos da competitiva categoria T3 do CPTT, que este ano recebeu mais alguns nomes consagrados do automobilismo nacional, Duarte Silva esteve em excelente plano nos trilhos do Alentejo, mostrando um ritmo promissor com o novo Can-Am estreado pelo Team Consilcar nas últimas 24 Horas TT de Fronteira.


Na sexta-feira, no Prólogo, Duarte Silva e António Serrão apanharam um concorrente parado na estrada e depois, no sábado, o navegador ribatejano teve uma ligeira indisposição, que obrigou o piloto a guiar ‘à vista’ durante vários quilómetros. Regressados à melhor forma no domingo, Duarte Silva e António Serrão fizeram um tempo notável na segunda passagem pelos 140 quilómetros do Setor Seletivo, terminando no 10.º lugar entre os T3 e muito próximo do top 15 à geral, numa prova com mais de 70 inscritos.



“O carro esteve sempre impecável e isso deu-me confiança para, finalmente, poder andar mais perto do limite, embora sempre com uma margem de segurança. Para um jovem piloto como eu, é importante acumular quilómetros e sentir confiança no carro. Nesse aspeto, foi uma prova positiva e importante para a nossa evolução. O resultado também acaba por ser bom, porque estamos a competir numa categoria com vários campeões nacionais e pilotos com bastante experiência”, analisou o jovem piloto de 22 anos.



António Serrão confirmou que “o Duarte esteve muito bem ao longo dos três dias da prova. Nunca perdeu a concentração, mesmo com todas as contrariedades que fomos tendo, logo desde o Prólogo. Isso é importante, sobretudo numa baja rapidíssima como esta, onde há pouca margem de erro”, disse o co-piloto de Santarém.  


A segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terrreno será a BP Ultimate Rally-Raid Portugal, um novo evento integrado no calendário do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid, a disputar entre 2 e 7 de abril, em Portugal e Espanha.

50 views0 comments

Kommentare


bottom of page